domingo , 19 janeiro 2020

Três motivos para visitar a mostra sobre Leonardo da Vinci em SP

Quem gosta de passeios culturais deve se programar para visitar a exposição “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, em cartaz no MIS Experience, em São Paulo. A mostra é um convite para aprender mais (e de uma forma bem atrativa) sobre a vida e os feitos do artista italiano que viveu entre 1452 e 1519. Abaixo estão três motivos para você não perder a oportunidade:

1 – Para conhecer as outras facetas do gênio
Leonardo da Vinci não era apenas um pintor renascentista. Ele foi inventor, cientista, engenheiro, arquiteto, biólogo, músico e escultor. Nos dias de hoje, certamente poderíamos chamá-lo de um inquieto empreendedor. Por falar nisso, vale prestar atenção em seu currículo, escrito cinco séculos atrás, A descrição de seus feitos, habilidades e características demostram o que é saber vender seu peixe para conquistar um trabalho, no caso dele, na corte de Milão. Criada pela empresa Grande Exhibitions, da Austrália, e pelo Museu Leonardo da Vinci, de Roma, a exposição traz, além das réplicas das pinturas, protótipos de invenções, como uma bicicleta de madeira (foto acima), a base para o automóvel e para o helicóptero. Também chamam a atenção os desenhos do corpo humano repletos de detalhes feitos pelo gênio. Vale a pena parar alguns minutos em frente aos dois totens que trazem informações e fotos detalhadas das principais invenções de Da Vinci.

2 – Para saber detalhes de sua obra mais famosa
Não é novidade para ninguém que a obra mais icônica de Leonardo da Vinci é Mona Lisa (seguindo a grafia considerada a correta). E, logicamente, uma réplica não poderia faltar na exposição. A tela original fica no Museu do Louvre, em Paris. É no final do percurso que os visitantes podem conhecer detalhes interessantes sobre a concepção e as etapas da pintura. As explicações são baseadas em análise do pesquisador e fotógrafo de obras de arte Pascal Cotte, feita no Louvre.

3 – Para se sentir dentro das obras de Da Vinci
Um dos pontos altos da mostra é a exibição das obras do mestre Da Vinci em telões de até 9 metros de altura, através da técnica de video mapping (foto abaixo). Imagens em alta resolução das obras de arte e desenhos do homenageado ocupam as paredes e o chão do ambiente, de forma com que o público se veja como integrante daqueles cenários que vão mudando o tempo todo. Belos registros fotográficos podem ser feitos ali, portanto, não tenha pressa. O vídeo tem duração de 40 minutos. A música convida para o relaxamento e para reflexões sobre as ideias do profissional multifacetado que foi Leonardo da Vinci.

Além de ser um agradável passeio cultural (ou uma aula de História – como preferir), a visita à exposição sobre Leonardo da Vinci é uma oportunidade de conhecer o novo espaço cultural da capital paulista. Braço do Museu da Imagem e do Som (MIS), o MIS Experience ocupa uma área onde funcionou uma marcenaria da TV Cultura. Após a reforma, o local foi aberto em outubro de 2019 justamente com esta exposição. A estrutura é excelente e certamente os que visitam saem com a expectativa de que o endereço possa abrigar outras exposições tão espetaculares como a inaugural.

O MIS Experince fica na R. Vladimir Herzog, 75, Água Branca, São Paulo. Funciona de terça a domingo, 10h às 20h. Os ingressos custam entre R$ 15,00 (meia entrada) e R$ 40,00. Às terças a entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até 1º de março de 2020. Tempo de visitação de 1h a 3h (para quem gosta de ver detalhes e não quer deixar nada passar batido).
Saiba mais em : www.mis-sp.org.br/mis-experience

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.